Empresa traz ao Brasil equipamento que previne a queda de cabelos em tratamentos de quimioterapia


O Orbis Scalp Cooler, fabricado na Inglaterra pela Paxman, atua durante o tratamento diminuindo o impacto da medicação no couro cabeludo.

A perda capilar causada pelo tratamento de quimioterapia pode levar o paciente a criar uma imagem corporal negativa de si mesmo e até desenvolver quadros de depressão e ansiedade, que são prejudiciais ao próprio tratamento de um câncer.

A EPTCA Medical Devices, empresa brasileira de distribuição de produtos para a saúde, trouxe ao Brasil o Orbis Scalp Cooler , que previne a queda de cabelos para os pacientes em tratamento de quimioterapia. Trata-se de um equipamento testado e aprovado por especialistas da Europa, que busca melhorar a autoestima dos pacientes pela prevenção da queda dos cabelos.

O procedimento consiste em promover um resfriamento controlado do couro cabeludo antes, durante e após a administração da quimioterapia. O processo reduz o fluxo de sangue para os folículos capilares, evitando ou minimizando os danos aos cabelos.

Segundo Gustavo Spritzer, vice-presidente de Operações da EPTCA Medical Devices no Brasil, após a confirmação do diagnóstico, a principal preocupação dos pacientes do sexo feminino é a perda dos cabelos em função das aplicações de quimioterapia, “ou seja, mais um fato desagradável dentro de um contexto por si só angustiante”, comenta.
Ele conta que muitos pacientes consideram que a perda dos cabelos estigmatiza o paciente com câncer. Pesquisas feitas com mulheres relelou que elas têm medo de perder o parceiro em função da queda de cabelos pela quimioterapia. Ou seja, o tratamento para manter os cabelos contribui para que as pessoas não tenham restrições para com a quimioterapia, o que acaba resultando em tratamentos bem sucedidos.
Ainda segundo Spritzer, o resfriamento controlado do couro cabeludo é a única atual solução real para os casos de perda de cabelo pelo uso dos medicamentos de quimioterapia. “Ter seus cabelos preservados, pode resultar ao paciente em uma melhora na autoconfiança, o que promove posturas positivas para com o tratamento, o que traz benefícios de um modo geral”, completa.

O ORBIS Scalp Cooler já está disponível no Brasil. O produto conta com registro na ANVISA e em conformidade com as normas do INMETRO.

EPTCA Medical Devices Ltda. atende solicitações na parte técnica no e-mail farmaceutica@eptca.com e na comercial, no e-mail spritzer@eptca.com .

Faça o seu comentário:
Nome:
Empresa:
Fone: ( )
E-mail:
Comentário:
 


 
Dados utilizando nova metodologia de início tardio sugere benefício do tratamento precoce com solanezumabe em pacientes com doença de Alzheimer leve

Planos de Saúde estudam como enfrentar multas e penalidades da ANS

Justiça força ANVISA a corrigir prazo de cadastramento de equipamentos médicos

Planos de Saúde estudam como enfrentar multas e penalidades da ANS

    Todas Notas