Grupo Santa Joana vence Prêmio Latino-Americano de Excelência na Higienização das Mãos


Grupo Santa Joana vence Prêmio Latino-Americano de Excelência na Higienização das Mãos

Prêmio reuniu 85 instituições e reconheceu as iniciativas implantadas no Hospital e Maternidade Santa Joana e na Pro Matre Paulista

O Grupo Santa Joana venceu em junho o Prêmio Latino-Americano de Excelência na Higienização das Mãos. A iniciativa recebeu inscrições de 85 instituições de saúde do continente, classificou cinco finalistas e premiou apenas duas do Brasil.

O Prêmio é concebido como uma plataforma de reconhecimento, distinção e celebração dos hospitais e dos grupos de profissionais de cuidados de saúde que fizeram uso do seu entusiasmo e conhecimento para melhorar a segurança dos pacientes. A premiação ao Grupo Santa Joana é o capítulo mais recente de uma história de sucesso construída nos últimos anos.

Alinhado ao objetivo de que cuidados limpos são cuidados seguros, frase referente ao primeiro desafio global na área da Segurança do Pacienta da Organização Mundial da Saúde, estabelecido em 2005, o Grupo Santa Joana desenvolveu e implantou sua Campanha de Higienização das Mãos, e tem colhido resultados expressivos no dia a dia tanto do Hospital e Maternidade Santa Joana quanto da Pro Matre Paulista.

Em junho, as duas maternidades receberam a visita do Dr. Didier Pittet, presidente da Comissão Avaliadora do Prêmio. “A avaliação, nas duas instituições, foi feita com base em cinco grandes etapas: mudança de sistema; formação e educação; avaliação e retroinformação; lembretes no local de trabalho; clima institucional seguro para higiene das mãos”, comenta a enfermeira Tatiane Teixeira Rodrigues, coordenadora do Grupo de Higienização das Mãos.

O prêmio será entregue na IX edição do Congresso de Controle de Infecção Intrahospitalar, que acontece no Equador entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, onde será os vencedores serão homenageado e mostrarão suas estratégias de melhoria para as condições de higiene das mãos.

A campanha contínua de higienização das mãos do Santa Joana e da Pro Matre Paulista é uma das muitas faces do extenso trabalho desenvolvido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, presidida pela infectologista Dra. Rosana Richtmann, em interação permanente com os demais serviços. “Para atingir os resultados positivos que obtivemos nos últimos anos, contamos com o engajamento de toda a instituição, incluindo médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, equipes de farmácia, laboratório, nutrição, centrais de materiais etc.”, acrescenta Tatiane. “Este reconhecimento, portanto, deve ser celebrado por todos, nas duas instituições”, conclui a coordenadora.


Sobre o Hospital e Maternidade Santa Joana: O Hospital e Maternidade Santa Joana é reconhecido pelos médicos como centro de referência nos cuidados com a saúde integral da mulher e do neonato, especializado em gestações de múltiplas e de alto risco. Um dos que mais investem em tecnologia hospitalar e infraestrutura, o Santa Joana oferece unidades de terapia intensiva, a mães e bebês, equipadas com o que há de mais avançado no segmento, bem como uma Unidade de Cuidados Especiais da Gestante, especializada em gestações de alto risco, serviços de Medicina Geral e Reprodução Assistida. Mantém uma central de esterilização, com rigoroso controle de qualidade, que garante ao grupo um dos mais baixos índices mundiais de infecção hospitalar, 0,3%. É filiado à Rede Vermont, instituição que reúne as 400 melhores unidades neonatais do mundo e tem os seus serviços certificados, com nível máximo, da Organização Nacional de Acreditação. Visite o site: www.hmsj.com.br.

Faça o seu comentário:
Nome:
Empresa:
Fone: ( )
E-mail:
Comentário:
 


 
Dados utilizando nova metodologia de início tardio sugere benefício do tratamento precoce com solanezumabe em pacientes com doença de Alzheimer leve

Planos de Saúde estudam como enfrentar multas e penalidades da ANS

Justiça força ANVISA a corrigir prazo de cadastramento de equipamentos médicos

Planos de Saúde estudam como enfrentar multas e penalidades da ANS

    Todas Notas